Energia solar: como está sendo utilizada?
Trabalho de física
Energia Solar
São Paulo, 12 de junho de 2012 Como está sendo usada a energia solar no Brasil e no mundo? Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de energia?
Energia solar é um processo de utilizar a luz do sol e torná-la numa fonte energética. Tornou-se numa alternativa válida de utilizar formas de energia em locais remotos. Foi já inclusivamente utilizada no espaço. A energia solar é utilizada em residências, iluminação, em projetos de arquitetura e para cozinhar. Cada vez se torna mais popular à medida que o custo das energias fósseis vão subindo. Os painéis solares destinam-se a transformar a energia recolhida do sol.
O uso do Sol para produção de energia está cada vez mais presente também nas discussões ambientais que tratam da utilização de fontes renováveis e não poluentes como matrizes energéticas. Porém, o alto custo de fabricação e instalação ainda impede que a energia solar seja amplamente usada no planeta. Mesmo assim, nos últimos anos ela vem apresentando um crescimento significativo - na última década, sua produção aumentou em 40%. "Isso vem acontecendo graças a programas de incentivo em países como Alemanha, Japão e Espanha para ampliar a geração de eletricidade com fontes renováveis, visando reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa", explica o professor Roberto Zilles, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (IEE-USP). "No Brasil, também já foram formulados e implementados importantes projetos de difusão dessa tecnologia durante a última década, ao mesmo tempo em que se consolidaram grupos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico", completa.
A geração de energia a partir da luz solar está diretamente ligada ao que se chama de "efeito fotovoltaico", observado pela primeira vez em 1893 pelo físico francês Alexandre-Edmond Becquerel. "Esse efeito consiste essencialmente na conversão de energia luminosa incidente sobre materiais semicondutores,