Energia renovavel
BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
EQUIPE:
ADRIANA AMORIM
FERNANDO TOMAS
ÍCARO ALENCAR
JOÃO PAULO FRANÇA
LIDIANE DOS SANTOS
NEYLIANE LIRA
JOÃO PESSOA – PB
MAIO/2014
ADRIANA AMORIM
FERNANDO TOMAS
ÍCARO ALENCAR
JOÃO PAULO FRANÇA
LIDIANE DOS SANTOS
NEYLIANE LIRA
A palavra polímero é originada do grego, cujo significado é ’’muitas partes’’(poli: muitas, mero: partes). Esta denominação foi dada às grandes moléculas formadas por unidades químicas simples repetitivas. As unidades simples foram definidas como monômeros.
Assim, podem ser classificados de acordo com esse número de repetições:
a) Dímero – quando há dois monômeros em cadeia (1 repetição).
b) Trímero – quando há três monômeros em cadeia (2 repetições).
c) Polímero – quando há n repetições de monômeros na cadeia.
Polimerização Os polímeros são formados através de sucessivas reações entre os monômeros correspondentes (não necessariamente da mesma espécie química – copolímeros), ou através da policondensação (reação entre dois monômeros diferentes cujos produtos são o polímero desejado e outro composto – água ou amônia, em geral). Um exemplo de reação de condensação é a da formação da baquelita:
Durante a síntese da baquelita, moléculas de água (indesejáveis ao processo) também são produzidas. Para a produção de polímeros de vinilas (como o PVC), o método de polimerização mais utilizado é através de emulsificação em água: em um tanque com água (até mesmo na temperatura ambiente) são adicionados os monômeros do polímero a ser formado, e um surfactante (sabão ou detergente – para dissolver os monômeros, pois são hidrofóbicos). O surfactante forma miscelas (que solubilizam os monômeros) na fase aquosa e, com a adição de algum iniciador de radicais livres (como o peróxido de benzoíla) que também