Energia primária
ENERGIA
O conceito de energia está relacionado com a capacidade de por em movimento ou transformar algo. A principal característica da energia é sua conservação. Ela não pode ser criada, não pode ser destruída, só pode ser transformada.
ENERGIA PRIMÁRIA São as fontes de energia encontradas, ou captadas, diretamente da natureza e que podem gerar energia de forma direta. Também conhecida por fonte de energia natural. Divide-se em fontes RENOVÁVEIS e NÃO-RENOVÁVEIS.
ENERGIA SOLAR A Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou mecânica. A energia solar não polui durante sua produção. Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território. Por outro lado, painéis para captação solar tem os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia, à noite não existe produção alguma.
ENERGIA EÓLICA A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento). É uma abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todos os lugares. O princípio de geração de energia é simples: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade). Os impactos são: Poluição visual, ameaçam pássaros se forem instaladas em rotas de migração, emitem certo nível de ruído (de baixa frequência) incômodo, podem causar interferência na transmissão de televisão.
ENERGIA GRAVITACIONAL A energia potencial gravitacional é a energia potencial mais familiar, porque é muito vista no dia a dia, aparecendo em muitos tipos de movimentos em que é convertida em energia cinética. Na prática, a energia primária de uma hidrelétrica é a energia potencial