Energia nuclear oficial super
Neste trabalho iremos falar sobre energia nuclear, uma energia de alta eficiência considerando a quantidade de resíduo gerado, mas ao mesmo tempo um grande perigo ao meio ambiente e seus habitantes pois as conseqüências de sua utilização incorreta, falta de segurança ou falta defesa contra eventos naturais pode acarretar uma grande destruição. O acidente em Fukushima chamou a atenção do mundo para um maior controle desta fonte e aos riscos de sua utilização.
Energia nuclear
Energia nuclear é a energia liberada em uma reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Os átomos de alguns elementos químicos apresentam a propriedade de transformar massa em energia.
Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade:
Com a fissão nuclear, que é a divisão do núcleo de um átomo em núcleos menores, com liberação de energia. A quebra de um átomo de uranio-235 produz dois átomos filhos (isótopos) e três nêutrons que irão quebrar outros átomos de uranio vizinhos, e assim sucessivamente, dando origem a uma reação em cadeia que libera uma quantidade enorme de energia, e é o princípio de funcionamento das bombas atômicas e dos reatores nucleares usados atualmente.
E com fusão nuclear, que é a junção de núcleos atômicos produzindo um núcleo maior, com liberação de uma quantidade enorme de energia. Pode-se dizer que a fusão nuclear é o fenômeno inverso da fissão nuclear. A fusão aglomera átomos pequenos (hidrogênio, deutério, trítio etc.), produzindo átomos maiores. A fusão nuclear requer muita energia para acontecer, e geralmente liberta muito mais energia que consome.
A maior aplicação das reações nucleares é na produção de energia elétrica, pelas usinas nucleares. Com essa finalidade, existiam no mundo, até o ano de 2004, 440 reatores em atividade.
Os dez maiores produtores de energia nuclear do mundo
• 1 - Estados Unidos
Os Estados Unidos são os maiores produtores de energia nuclear do mundo. Por ano, o