Energia Maremotriz
5.1- Definição
A energia maremotriz é uma forma de produção de energia proveniente da movimentação das águas dos oceanos, por meio da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés; e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.
5.2- Funcionamento
O sistema de maremotriz é aquele que aproveita o movimento regular de fluxo do nível do mar (elevação e abaixamento). Funciona de forma semelhante a uma hidrelétrica: uma barragem é construída, formando-se um reservatório junto ao mar; quando a maré enche, a água entra e fica armazenada no reservatório, e, quando baixa, a água sai, movimentando uma turbina diretamente ligada a um sistema de conversão, gerando assim eletricidade.
5.3- Vantagens e desvantagens
Vantagens
- É uma fonte de energia limpa e renovável. - É uma alternativa para países que por diversos motivos não podem gerar energia elétrica através de outras formas. Desvantagens - Necessidade de ter uma situação geográfica favorável, ou seja, presença de marés no litoral e desnível no solo do oceano. - A implementação do sistema de uma usina maremotriz ainda é caro em relação ao sistema de hidrelétrica. Assim, a relação custo/benefício ainda não é vantajosa para muitos países. - Pode ocorrer impacto ambiental na implantação do sistema, principalmente com relação ao ecossistema marinho. - Baixo aproveitamento energético.
5.4- Energia Maremotriz no Brasil e no mundo
O Brasil apresenta condições favoráveis à implementação desse sistema em locais como o litoral maranhense, em que a amplitude dos níveis das marés chega a oito metros. Os estados do Pará e do Amapá também apresentam condições favoráveis. Apesar disso ainda não há nenhuma usina maremotriz no Brasil. Atualmente na Europa existem pelo menos duas destas centrais:Uma no norte de França e outra na Rússia.