energia maremotriz
A Energia Maremotriz é a conversão de energia criada pelo movimento da ondulação em energia eléctrica podendo ser obtida com um gerador maremotriz através de dois processos:
Através de energia cinética causada pelo movimento das marés
Através de energia potencial utilizando a diferença de altura entre a maré baixa e a maré alta
As marés estão relacionadas com a posição da Lua, do Sol e o movimento de rotação do planeta Terra. Estas oscilações são também uma fonte energética que pode ser aproveitada em conjunto com a temperatura dos oceanos, ondas e marés para gerar energia eléctrica
Uma central maremotriz é composta por um reservatório (Hidroflot) que permite a entrada e saída de água. Quando a água entra nesse reservatório passa através de uma turbina produzindo movimento que é convertido em energia eléctrica, o mesmo acontece quando a água sai desse reservatório.
Contudo apesar da energia Maremotriz ser não poluidora, renovável e existir em bastante abundância existe algumas desvantagens a ter em consideração:
As marés e ondas não são consistentes
O rendimento obtido actualmente é baixo
É muito dispendiosa
Necessita de grande quantidade de água para ser sustentável
Energia Maremotriz
É uma forma de geração de eletricidade obtida a partir das alterações de nível das marés, através de barragens ou através de turbinas submersas.
O aproveitamento da energia dos oceanos pode ser feito de várias formas: energia das marés, energia associada ao diferencial térmico (OTEC), correntes marítimas e energia das ondas.
A energia da maré é a energia tirada do fluxo diário de marés e de outras situações que envolvem água em movimento. A força gravitacional