Razões para independencia do Tibete
1) Historicamente o Tibete existe desde o seculo VII como região unificada e com acordo de paz com a China efetuado nos anos de 821.
OBS: Este argumento histórico por si só já justifica que o Tibete seja independente.
2) No século 13, o lider mongol Genghis Hhan estendeu seus dominios até a Europa, assim como seu filho Kublai Khan, apos conquistar a Chiva, o o territorio Tibetano nunca foi anexado á China.
Por volta de 1644 a 1910, o Dalai Lama, lider espiritual do Tibete, estabeleceu sua ligação religiosa com os imperadores chineses, tornando-se guia espiritual dos mesmos e recebendo em troca a proteção, mas, sem afetar a independencia do Tibete.
Em 1910 o exercito imperial chines quis afirmar sua autoridade sobre o Tibete ocupando a capital Tibetana, mas, apos a revolução de 1911 e a derrubada do império chines, o exercito chines se rendeu aas forças Tibetanas.
Nessa ocasião, o Dalai Lama reafirmou a independencia do Tibete.
Entre 1911 e 1950, o Tibete manteve o status de pais independente.
A presença da China no Tibete se faz por meio do poder economico e da presença maciça de chineses naquela região, além de tentr interferir no controle da sucessão religiosa.
Hoje, o Dalai Lama vive no exilio, mantendo a contra gosto da Cahina, um governo dividido em os 3 poderes executivos, legislativo e judiciário, nomeado por Tibetanos no exílio.
Na visão chinesa o Tibete foi liberado de sua condição feudal de servidão, alegando que hoje desfrutam de crescimento economico e progresso social.
Em verdade, essas razões sao absurdas, pois mesmo se isso fosse verdade, um Estado não pode anexar ou dominar o outro por razões econômicas.
Além disso, foram destruidas pelo regime chines comunista, cerca de 6000 monasterios e centro culturais, alem da morte de mais de um milhão de Tibetanos.
A China comunista combate as religiões pregando o ateismo, o que obviamente não é justo, pois a liberdade de religião e de auto