Energia Geotermica
O calor proveniente da Terra em combinação com o movimento de placas tectônicas estabelece em algumas regiões da crosta terrestre altas temperatura. A presença de falhas em rochas permite que a água da superfície infiltre em formações profundas de até vários quilômetros, retornando aquecida até a superfície na forma de geysers. Encontrando rochas impermeáveis no processo de volta, a ascensão do fluido, o vapor pode ser confinado em poros e falhas, dando origem aos reservatórios geotérmicos. Do vapor captado desses reservatórios pode-se retirar calor e, em seguida, re-inserida a água no manancial subterrâneo.
A energia geotérmica é uma das mais limpas formas de energia disponíveis atualmente em quantidade comercial. O uso dessa energia alternativa cresce significativamente em diversas partes do mundo, trazendo benefícios ambientais e contribuindo para um menor consumo de combustíveis fósseis e nucleares. Na produção de energia geotérmica, poços profundos são usados para transportar água ou gás aquecido de reservatórios subterrâneos até a superfície. A energia térmica retirada das fontes termais de baixa temperatura, entre 35oC e 148oC, pode ser usada para uso direto com aplicação residencial, na agricultura, na industria e no turismo ou, em caso de temperaturas elevadas (300oC ou mais), utilizada para produção de eletricidade. Apenas uma parte insignificante do potencial geotérmico global tem sido utilizada. Apesar disso, seu uso direto evita a combustão anual de 830 milhões de barris de petróleo, e com a produção de eletricidade, 5,4 bilhões de barris.
-Produção de Energia
Para fontes geotérmicas de temperaturas elevadas e médias (acima de 150oC) a aplicação mais adequada é, em geral, a produção de eletricidade. Basicamente três sistemas são utilizados nas usinas geotérmicas para geração de energia elétrica. O primeiro é quando a fonte geotérmica produz diretamente vapor através do poço. Possuindo sempre temperaturas elevadas,