energia geotermica
A energia geotermal é obtida a partir do calor proveniente do centro da terra. O funcionamento consiste em se converter o vapor emitido por gêiseres para movimentar turbinas e assim gerar energia. Pode-se ainda criar gêiseres artificias cavando-se poços até encontrar uma camada de rocha quente, então injeta-se água em um dos poços e ao entrar em contato com a rocha quente a água torna-se vapor saindo por outro poço onde movimentará a turbina. Apesar de não ser tão conhecido, esse método de produção de energia existe desde antes da segunda guerra mundial.
(Técnica para exploração de energia Geotérmica. A água fria entra por um dos dutos, e sai na forma de vapor no outro duto.) A usina de Nesjavellir na islândia é um excelente exemplo desse tipo de produção de energia. Com uma produção de aproximadamente 120MW a usina ainda fornece 1800 litros de água quente por segundo para as necessidades do país.
(Usina de Nesjavellir na Islândia. 120 MW de energia, mais 1800 litros de água quente por segundo) Um dos empecilhos desse tipo de produção de energia é a profundidade das instalações que em alguns países chega a ser economicamente inviável, além de indícios de tremores de terremotos causados por uma usina geotérmica na cidade de Landau na Alemanha resultantes do choque térmico sofrido pelas rochas proveniente da água pressurizada.
Energia Maremotriz
A energia maremotriz, ou energia das marés é obtida através da geração de eletricidade através da utilização da energia contida no movimento das massas de água devido as marés. A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidrelétrica. A idéia consiste em construir uma barragem para formar um reservatório junto ao mar. Com as variações da maré a água passa do mar para dentro do reservatório na maré alta, e faz o processo inverso, do reservatório de volta para o mar, na maré baixa. Esse processo de entrada e saída da água faz com que uma turbina hidráulica