Memórias do Computador e suas Funções
O computador é uma poderosa máquina de armazenamento de dados. Qualquer programa, página da internet ou arquivo aberto fica registrado de alguma forma, em algum local do aparelho. Assim como em nós usuários, a memória é uma das mais bem desenvolvidas funções do sistema.
Algumas regiões bastante utilizados no cotidiano da informática, até por usuários menos experientes são: Cache, RAM, ROM, HD, BIOS.
Cada uma possui um papel específico e um momento certo para ser utilizada. A quantidade de setores pode parecer exagerada, mas compensa. Se a máquina precisasse consultar apenas o disco rígido, por exemplo, ele teria que ser bem mais poderoso – e todo o processo seria muito lento. Para compreender melhor o funcionamento do seu PC, vale a pena conhecer o caminho percorrido pelos dados e em que memórias eles podem se alojar para facilitar o trabalho do processador.
Explicaremos quais são e como agem essas memórias enquanto o aparelho está funcionando.
O fluxo de informações em seu computador é bastante intenso, mesmo que ele esteja em baixo funcionamento. Muitos dados são recebidos pelo processador, que precisa rapidamente se livrar deles para poder receber outro pacote sem sobrecarregarse.
Para isso, a CPU conta com as diferentes memórias, sempre operando para trafegar os dados o mais rápido possível, em um processo que ocorre em ciclos – e que pode ser resumido da seguinte maneira:
O processador necessita de dados que já existem no computador; A memória cache, que tem as instruções mais requisitadas, é o primeiro local consultado;
Se a resposta do cache for negativa, a CPU recorre à memória
RAM (ou ao disco rígido, caso ela já esteja lotada);
Os dados são enfim repassados ao processador, lidos e reescritos em uma das memórias para consultas futuras.
A unidade central de processamento (ou processador) é a parte do sistema responsável por executar as tarefas