Energia geotermica
A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual o magma é encontrado, que consiste basicamente em rochas derretidas. Com o aumento da profundidade a temperatura dessas rochas aumenta cada vez mais, no entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.
Definição:
Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. “Geotérmico” vem das palavras gregas geo (terra) e therme (calor)assim, geotérmico significa calor terrestre. Funciona graças à capacidade natural da Terra ou da sua água subterrânea em reter calor. (foto 1: central geotermica - islandia) Pode-se descrever um sistema geotérmico como a circulação de água na crosta superior da Terra que recebe calor de uma fonte térmica em profundidade e retorna a superfície livre. Atualmente perfuramos poços nos reservatórios geotérmicos para trazer a água quente à superfície. Os geólogos, geoquímicos, perfuradores e engenheiros fazem explorações e testes para localizar áreas subterrâneas que contêm esta água geotérmica, de forma a saber exatamente onde perfurar poços de produção geotérmicos. Então, assim que a água quente ou vapor viaja dos poços até à superfície, podem ser usados para gerar eletricidade em centrais geotérmicas ou para a energia para usos não-elétricos. (figura 2) representação esquematica de um sistema geotérmico ideal Existe uma grande quantidade de energia sob a forma térmica contida no interior do planeta. Esta é transmitida para a crosta terrestre sobretudo por condução.
Esta representa uma potência de 10.000 vezes da energia consumida por ano no mundo atualmente. (curiosidade)
Funcionamento de uma usina geotermal: basicamente consiste em perfurar o solo ate uma certa profundidade e captar e esse calor do núcleo da Terra para a produção de energia. Em alguns casos,