Energia,Fluxo e obtenção
Metabolismo é a soma de processos químicos e físicos que ocorrem dentro de um organismo vivo. Tipos O metabolismo divide-se em daus partes: catabolismo (quebra de uma substância para obter energia) e; anabolismo (capacidade que o organismo possui de transformar uma substância em outra que sirva para seu desenvolvimento e reparação). De organismos unicelulares (formados por uma única célula) a pluricelulares (formados por várias células) ocorrem funções metabólicas. Funções metabólicas Um bom exemplo de função metabólica é o processo de respiração celular que ocorre nos organismos aeróbicos, onde a mitocôndria quebra a glicose introduzindo oxigênio no carbono, retirando, assim, sua energia.
Moléculas de ATP e ADP
ATP é um Trifosfato de Adenosina, uma molécula que é indispensável à vida da célula, sendo encontrado universalmente nos seres vivos. Sua função essencial é armazenar energia para as atividades básicas das células. O ATP consiste em três grupos de fosfato e de uma unidade de adenosina (adenina e ribose). O ATP libera uma grande quantidade de energia quando é quebrado pela adição de uma molécula de água (hidrólise). Na quebra da molécula, o grupo fosfato é removido, modificando-se a sua estrutura, passando a se chamar ADP (Fosfato de Adenosina), ou seja, passa a ter apenas dois grupos de fosfato. A remoção de um grupo de fosfato, conversão de ATP em ADP, gera energia para a célula. A energia fornecida pela quebra do ATP em ADP é constantemente utilizada pela célula. Quando o fornecimento de ATP passa a ser limitado, há um mecanismo de reabastecimento, um grupo fosfato é adicionado ao ADP para produzir mais ATP.
Voltar
Respiração Aeróbica
A mitocôndria é a organela responsável pela respiração celular
A respiração aeróbica ou respiração celular é um processo que ocorre no interior das células e consiste na oxidação e quebra da glicose, que é a principal molécula utilizada