Energia eólica
Energia – do carbono às renováveis
3º Ano da Licenciatura em Ciências do Ambiente
-1-
Joaquim Carneiro
O Vento
Edificios Fotovoltaicos
Energía y estética en la arquitectura
Energia Eólica
A origem do vento está diretamente relacionada com as diferenças de temperatura em diferentes regiões do Globo. As regiões próximas do equador (i.e. a latitudes próximas de 0º) são muito mais aquecidas pelo sol do que todas as restantes zonas do planeta. A figura mostra a distribuição da temperatura do planeta medida pelo satélite NOAA – 7 da NASA.
Nesta imagem por infravermelho, as regiões mais quentes estão indicadas pelas cores vermelho, laranja e amarelo, enquanto que as mais frias pelas cores verde, azul – claro e escuro.
-2-
Joaquim Carneiro
Edificios Fotovoltaicos
O Vento
Energía y estética en la arquitectura
Energia Eólica
O ar quente, sendo mais leve (menos denso) do que o ar frio, sobe através da atmosfera até a uma altitude de aproximadamente 10 km e em seguida espalha-se para os polos Norte e Sul. A deslocação do ar a partir de regiões próximas do equador (ar mais quente) cria zonas de baixa pressão; por consequência, estas regiões são “preenchidas” por ar mais frio oriundo dos polos onde existem regiões de altas pressões, devido ao arrefecimento do ar. É esta movimentação de massa de ar que origina o vento.
-3-
Joaquim Carneiro
A Energia do Vento : Densidade
Edificios Fotovoltaicos do Ar estética do Rotor
Energía ye Área en la arquitectura
Energia Eólica
A energia “motriz” de um aerogerador advém da sua capacidade em converter a força exercida pelo vento num momento de força (provoca movimento de rotação) que actua sobre as suas pás (lâminas). A quantidade de energia que o vento transfere em cada segundo para o rotor depende diretamente da densidade do ar, da velocidade do vento e da área do rotor
(área de giro das lâminas). A figura mostra esquematicamente uma turbina