Energia eolica
A energia eólica é produzida a partir da força dos ventos, é renovável e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aero gerador, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida é função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das pás (hélices) e da velocidade do vento.
A utilização dessa fonte para geração de eletricidade, em escala comercial, começou na década de 1970, quando se acentuou a crise internacional de petróleo. Os Estados Unidos e alguns países da Europa se interessaram pelo desenvolvimento de fontes alternativas para a produção de energia elétrica, buscando diminuir a dependência do petróleo e carvão.
Vantagens da Energia Eólica * É inesgotável; * Não emite gases poluentes nem geram resíduos; * Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE).
Vantagens para a comunidade * Os parques eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado; * Criação de emprego; * Geração de investimento em zonas desfavorecidas; * Benefícios financeiros (proprietários).
Desvantagens da energia eólica * A intermitência, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração; * Pode ser ultrapassado com as pilhas de combustível (H2) ou com a técnica da bombagem hidroelétrica.
http://www.mma.gov.br/clima/energia/energias-renovaveis/energia-eolica