Energia eolica
A energia eólica é uma opção a complementar à fonte de energia hidrelétrica, predominante no sistema brasileiro.
A energia eólica vem aumentando nos últimos anos sua participação no contexto energético brasileiro. Desde a criação do Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica), os sucessivos leilões de compra e venda deste tipo de energia, a participação na matriz elétrica brasileira passou de pouco mais de 20 MW para aproximadamente 1.180MW.
O compromisso estabelecido pelo governo é diversificar a matriz energética, organizar leilões que contratem energia pelo menor preço e que garantam a sustentabilidade ambiental.
De forma geral, grande parte do litoral brasileiro apresenta velocidades de vento propícias ao aproveitamento de energia eólica em larga escala. O litoral das regiões Nordeste, Sul e o Norte do estado do Rio de Janeiro são considerados os mais apropriados para exploração dessa energia. Entretanto, existem áreas montanhosas no interior do país com um potencial eólico que pode ser bem aproveitado. Já a região Norte é a menos beneficiada em questão de ventos, sendo pouco utilizada para essa exploração.
Atualmente no Brasil são 49 parques eólicos em operação.Sendo que dois desses parques são os maiores da America Latina, o 1º parque é do Alto Sertão I na Bahia e o2º é doOsório no Rio Grande do Sul. Nos últimos dois anos, o governo federal contratou a construção de 141 novos empreendimentos.
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Referências Introdução
A capacidade de geração de energia eólica no Brasil subiu 73% em 2012 na comparação com o ano anterior, chegando a 2,5 GW, de potência instalada em parques eólicos, segundo relatório da Associação Brasileira de Energia Eólica ABEEólica.
A região que se destaca é a Nordeste: parques eólicos desenvolvidos pelo Centro Brasileiro de Energia Eólica apontam que a área tem uma das melhores jazidas do mundo, contam com boa velocidade de vento,