Energia eolica
Podemos transformar a energia eólica em energia elétrica com a ajuda de um cata-vento acoplado a um dínamo por meio de engrenagens para que este dínamo adquira a velocidade de rotação necessária para a geração de energia elétrica.
1.5 Problema
Como transformar energia eólica em energia elétrica?
1.6 METODOLOGIA
• FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para tornar mais possível ainda a realização de nosso trabalho, estudamos as partes mais importantes que ele envolve. Os componentes principais para gerar energia eólica são: as pás (cata-vento), o dínamo e a carga (lâmpada). Assim estudamos cada um dos itens.
1. As pás (cata-vento)
Inicialmente a idéia é usar um cata-vento comum. Este cata-vento, não é próprio para a produção de energia, pois, é um modelo bem original, muito usado pelas crianças em parques. Têm quatro pás, as pás são especificamente projetadas para se mover de acordo com o vento e essas pás são muito leves, obviamente que esse modelo de cata vento não é apropriado para gerar energia, mas concluímos outros tipos de cata vento seriam muito pesados para mover o dínamo.
2. Dínamo
Dínamo é um aparelho que gera corrente contínua convertendo energia mecânica em corrente elétrica, através de indução eletromagnética. É constituído por um ímã, uma bobina. No dínamo o imã gira com a bobina ao seu redor. Este movimento gera a variação do campo magnético do imã, surgindo então, uma corrente elétrica no conjunto de espiras da bobina.
O dínamo que será usado no trabalho é um dínamo de lanterna que produz uma voltagem aproximada a 3,6v. Este dínamo é consideravelmente leve.
3. Carga ou Lâmpada
As lâmpadas LEDs têm uma duração 10 anos (ligada 24 hora por dia) e 30 anos (quando ligada 10 horas por dia). Elas reduzem ainda o consumo energético, pois são lâmpadas de baixo consumo e também não produzem calor. A lâmpada LED, que será usada é uma lâmpada comum de lanterna, na verdade a mesma lâmpada da lanterna a dínamo que