Energia eolica
Os conceitos físicos envolvidos na energia eólica é a descrição dos movimentos atmosféricos, a modelagem e a previsão de ventos. O que é necessário para usufruir desta fonte de energia?
Para usufruir da energia eólica é necessário que estejam em locais com ventos fortes e constantes, pois só assim o sistema eólico funciona. Os componentes do sistema são as pás (quando o vento força as pás a se mover, transfere parte de sua energia para o rotor), o eixo (é conectado ao cubo do rotor. Quando o rotor gira, o eixo gira junto. Desse modo, o rotor transfere sua energia mecânica rotacional para o eixo, que está conectado a um gerador elétrico na outra extremidade) e o gerador (o eixo se conecta a um conjunto de imãs permanentes que circunda a bobina. Na indução eletromagnética, se você tem um condutor circundado por imãs e uma dessas partes estiver girando em relação à outra, estará induzindo tensão no condutor. Quando o rotor gira o eixo, este gira o conjunto de imãs que, por sua vez, gera tensão na bobina. Essa tensão induz a circulação de corrente elétrica através das linhas de energia elétrica para distribuição). O uso desta fonte de energia já ocorre? Cite exemplos.
Sim, no Brasil, em 2012, havia 46 parques eólicos (usinas eólicas) em todo território nacional. Temos como exemplo o Complexo Eólico Alto Sertão I (localizado no semiárido baiano, é o maior parque gerador de energia eólica do Brasil e também da América Latina) e o Parque Eólico de Osório. Qual o custo para tal uso?
As experiências internacionais têm mostrado que o custo de manutenção é geralmente muito baixo para turbinas novas e aumenta um pouco com o tempo de funcionamento das mesmas. Para máquinas novas, estima-se um custo anual entre 1,5 a 2% do investimento, enquanto as turbinas com mais idade apresentam um custo em torno de 3% ao ano do investimento. Já em uma residência, o custo é de 3 mil a 20 mil. Quais as