energia eolica
A energia eólica é a energia que provém do vento.
COMO É GERADA ?
Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica.
ENERGIA EÓLICA NO BRASIL
No Brasil, embora haja boas condições naturais de vento, principalmente no Nordeste e no Sul do país, o desenvolvimento desse tipo de energia só começou em 2002, com o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica, o Proinfa.
O Brasil ocupa hoje a 21° posição no ranking dos países produtores.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ENERGIA EÓLICA
- Sua fonte é inesgotável, segura e renovável.
- Não há emissão de gases poluentes.
- As turbinas de vento não precisam de muita manutenção.
- Uma das fontes de energia mais baratas do mercado.
- Compatibilidade com a utilização do terreno para agricultura e também pecuária.
JÁ ENTRE AS DESVANTAGENS PODEM SER CITADOS:
Poluição sonora já que os ventos que batem nas pás produzem um ruído constante de até 43 decibéis.
Impacto visual: a instalação de parques eólicos gera grande modificação da paisagem, principalmente para os moradores locais.
Impacto sobre as aves do local, pois estas muitas vezes se chocam com as pás, além de ter um efeito no comportamento de migração desses animais.
A dependência do vento, pois este nem sempre sopra de modo a atingir os níveis necessários de produção da energia. - O custo dos geradores eólicos é elevado, porém o vento é uma fonte inesgotável de energia.
IMPORTANTES MARCOS PARA ENERGIA EÓLICA
Um importante marco para a energia eólica na Europa foi a Revolução Industrial no final do Século XIX. Com o surgimento da máquina a vapor, iniciou-se o declínio do uso da energia eólica na Holanda. Já no início do século XX, existiam apenas 2.500 moinhos de ventos em operação, caindo para menos de 1.000 no ano de 1960. Preocupados