energia eolica
Pode-se obter energia elétrica com diferentes tipos de tecnologia. As principais aproveitam um movimento rotatório para serem geradas. Esse movimento pode provir de cata-vento, roda d’água, moinhos entre outros. A energia elétrica e formada na junção de outras duas, energia potencial e energia cinética. Denomina-se energia potencial aquela que não está em movimento por exemplo o ar parado, já energia cinética é a energia em movimento no caso o vento (ar em movimento)
3. ENERGIA EÓLICA
Tomamos como base de nosso trabalho a energia eólica.
Esta energia provem do ar, o qual quando parado chamado de energia potencial e em movimento energia cinética. Esta é o que chamamos de energia limpa, pois o impacto ambiental é bem menor do que em outros métodos de transformação de energia, ela também é renovável pois está sempre disponível, pode ser produzida em qualquer região que haja vento.
Os parques eólicos é aonde se transforma a energia. São basicamente vários aerogeradores individuais ligados a uma rede de transmissão de energia elétrica, localizados em áreas isoladas, pois a poluição sonora é constante nos parques eólicos.
A energia eólica é usada em mais de oitenta países. Em alguns desses países, como Dinamarca, ela é responsável de um quarto da produção de energia.
3.1 Aerogeradores
Aerogeradores são geradores elétricos conectados no eixo de um cata-vento o qual converte energia eólica em elétrica.
3.1.1 Composição básica de um aerogerador
1. Fundação
2. Conexão com a rede elétrica
3. Torre
4. Escadaria de aceso
5. Controle de orientação do vento
6. Nacela
7. Gerador
8. Anemômetro
9. Freio
10. Caixa de cambio
11. Pá rotora
12. Controle de inclinação da pá
13. Cubo rotor 3.1.2 Tipos de rotores
Existem dois tipos básicos de rotores elétricos os de eixo vertical e os de eixo horizontal.
3.1.2.1 Rotores de eixo horizontal
Rotores de eixo horizontal tem um baixo rendimento comparado aos de