Energia de Biomassa
915
Revista Brasileira de
Engenharia Agrícola e Ambiental
v.16, n.8, p.915–921, 2012
Campina Grande, PB, UAEA/UFCG – http://www.agriambi.com.br
Protocolo 155.10 – 03/09/2010 • Aprovado em 21/05/2012
Energia alternativa de biomassa: Bioetanol a partir da casca e da polpa de banana
Ozair Souza 1,2, Marco A. Schulz 2, Gustavo A. A. Fischer 1 ,
Theodoro M. Wagner 1 & Noeli Sellin 1,2
R ESU M O
A conversão de biomassas agroindustriais em bioetanol com consequente valorização de rejeitos e resíduos, tem sido objeto de estudos de várias pesquisas realizadas no Brasil e no mundo. Neste trabalho foi avaliada a potencialidade do uso da polpa e da casca da banana (Musa cavendishii ), tanto in natura como previamente hidrolisada por ácido e enzimas, como substrato da fermentação alcoólica.
Os rendimentos médios em bioetanol (em base úmida de biomassa) obtidos com a polpa (0,48 ± 0,05 g g-1) e com a casca (0,34 ± 0,11 g g-1), ambos in natura, possibilitaram a eficiência do processo de conversão, da ordem de 95% do rendimento teórico. A produtividade máxima alcançada em bioetanol foi de 3,0 ± 0,7 g L-1 h-1 com o uso da polpa e de 1,32 ± 0,03 g L-1 h-1 com a casca. Nas condições operacionais avaliadas o pretratamento dos resíduos com ácido sulfúrico não é recomendado para a produção de bioetanol.
Palavras-chave: bioálcool, biocombustíveis, resíduos agrícolas
Alternative energy from biomass: Bioethanol from banana pulp and peels
A B ST R A C T
The conversion of agroindustrial biomasses in bioethanol with consequent enrichment of wastes has been the object of various research projects conducted in Brazil and around the world. This study evaluated the potential of the Musa cavendishii banana pulp and peels using in natural state and also waste previously hydrolyzed by acid and enzimes, as substrate of alcoholic fermentation. The mean bioethanol yields (on wet