Enem, Sisu e Prouni
1º- Se inscrever no Enem- O jeito mais fácil para ingressar um uma universidade pública ou particular com bolsa de estudos, continua sendo o Enem. Esse ano as inscrições já se encerraram e a prova está marcada para outubro, portanto se você não fez a inscrição, fique estudando, pesquisando e espere o ano que vem.
2º- Fazer a prova do Enem- São 02 dias de prova, é cansativo. Então minhas dicas, além de estudar e ler muito são: Durma bem, acorde como disposição, beba muita água, leve algumas coisas para comer durante a prova. Parece besteira, mas funciona! Tenha foco e coloque um objetivo antes de sair de casa.
3º- Sisu- É o sistema do Ministério da Educação onde instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Ou seja, é a maneira de entrar nas faculdades Federais, por exemplo, o jeito para entrar na IFSP e outras como Unifesp, USP. Geralmente as inscrições são abertas após saírem às notas do Enem. 4º-Prouni- Programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal, que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior É a porta de entrada para estudar nas faculdades particulares com bolsas de estudos. As inscrições para o prouni são abertas sempre depois do Sisu e quem se inscreveu no Sisu, também pode participar do Prouni. E nos dois casos, o que vai contar para você conseguir essa bolsa de estudos é estratégia.
5º Estratégia- Você estudou para o Enem, fez a prova, conseguiu a melhor nota e não conseguiu a bolsa de estudos. O que está faltando em você é estratégia. Monitorar o tempo todo o site e as notas de corte são uma boa maneira de conseguir, pois se a opção de curso escolhido estiver muito concorrida, você pode mudar de opção minutos antes de fechar as inscrições.
5º Sonhos- Essa é parte mais bonita, porque nada vai adiantar se você não seguir seu coração e realizar um