ENEM EM FOCO
Com base nos documentos oficiais sobre o Enem disponíveis no site do Ministério da Educação e Cultura (www.mec.gov.br), você pode iniciar sua prova de redação com plena consciência do que será exigido durante a avaliação:
I. Dominar linguagens: conhecer a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das diversas linguagens artística, cientifica, etc.
II. Compreender fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão dos fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar situações-problema: selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tornar as decisões mais adequadas em cada situação.
IV. Construir argumentação: relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir um texto consistente.
V. Elaborar propostas: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para a elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Plano do texto
Um dos principais problemas enfrentados na prova de redação é a falta de organização e de planejamento
Antes de pôr sua opinião no papel, leia a questão atentamente, entenda qual é o tema tratado, organize as várias ideias e faça um questionamento do assunto.
1. Comece sua prova de redação, transformando a frase tema em pergunta para você mesmo, após uma cuidadosa e atenta leitura dos textos de apoio. Tal coletânea se estabelece em torno do tema e muitas vezes conduz, em seus textos, abordagens divergentes a até mesmo contraditórias;
2. Produza (no rascunho) uma frase simples e direta sobre o tema. Essa será sua tese.
3. Pense em três ou quatro afirmações, que permitirão a defesa de sua ideia. Lembrem-se de que elas devem ser diferentes entre si, preferencialmente sendo de