Trabalho Com rcio Exterior
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Paulo César da Conceição Sisti
SISTEMAS DE COMÉRCIO EXTERIOR:
BARREIRAS INTERNACIONAIS
Porto Alegre
2015
Paulo César da Conceição Sisti
SISTEMAS DE COMÉRCIO EXTERIOR:
BARREIRAS INTERNACIONAIS
Pesquisa apresentada ao curso de administração da Universidade Luterana do Brasil, como requisito a cumprimento da tarefa relativa à aula semipresencial.
Professor: Eloí Flores da Silva
Porto Alegre
2015
RESUMO
Todos os países necessitam comercializar com outros países, esse comércio é afetado por diversas barreiras, tais como o idioma, a moeda, pesos, medidas, alfabeto e até mesmo as legislações. Por mais que às vezes tentem unificar algumas dessas barreiras para melhorar o comércio, surgem diversos empecilhos, ou rígidas exigências.
Palavras-chave: Países. Comércio. Barreiras.
Barreiras Internacionais
Quando falamos de comércio principalmente o comércio entre países podemos classificar as barreiras como tarifarias que são os impostos e tarifas cobrados tanto pelo país destino quanto pelo próprio país de origem, ou ainda podem ser um alto custo em alguma questão como transporte e armazenagem. Temos também as barreiras não tarifarias que podem ser oriundas da cultura do país, ou alguma exigência particular do mercado destino. E temos ainda as barreiras técnicas que são especificações técnicas e normas normalmente regidas por um órgão internacional ou até mesmo órgão específico do país destino.
Cada mercado possui certas exigências. Em termos tarifários podemos dizer que não são tantas barreiras por partes de impostos e tarifas do governo, além do mais apesar da economia brasileira estar em alta economicamente goza de benefícios de ser considerado um país em desenvolvimento o que diminui substancialmente o volume de tarifas mesmo o pais não estando declaradamente no sistema geral de preferência (SGP é um sistema da ONU que privilegia países subdesenvolvidos em termos de diminuição