endomarketing
O ferro é encontrado em numerosos minerais, destacando-se:
A hematita (Fe2O3), a magnetita (Fe3O4), a limonita (FeO(OH)), a siderita (FeCO3), a pirita (FeS2) e a ilmenita (FeTiO3). O aço e o ferro-fundido são obtidos a partir de uma matéria prima denominada
Ferro-gusa ou simplesmente gusa.
O gusa é uma liga de ferro e carbono, contendo de 3,5 a 4,5% de carbono e outros elementos residuais como silício, manganês, fósforo, enxofre e entre outros.
Para obtê-lo são depositados em um Alto-forno o minério de ferro, o combustível (coque ou carvão vegetal) e o fundente (Geralmente o calcário), onde uma grande quantidade de ar aquecido ativa a queima do combustível, dando origem a reações químicas que acarretarão na redução do minério e sua transformação O ferro fundido é obtido diminuindo-se a porcentagem de carbono do ferro gusa. É portanto um ferro de segunda fusão. A fusão de ferro gusa, para a obtenção do ferro fundido, é feita em fornos apropriados sendo o mais comum o forno “CUBILÔ”. O ferro fundido tem na sua composição maior porcentagem de ferro, pequena porcentagem de carbono, silício, manganês, enxofre e fósforo.
O ferro-gusa obtido pode ser solidificado em blocos para servir de matéria prima para processos posteriores como a obtenção de ferro fundido em um forno como o cubilô ou ser transportado em grandes baldes apropriados ou em vagões-tanques especiais, para os fornos de refino ou então conversores, nos quais é transformado em aço.
A ilustração mostra o que entra e o que sai em um alto forno.
Ilustração 1 Proporção em massa do que entra e sai de um alto forno(COLPAERT, 1974)