Endomarketing vs Comunicação Interna
O Endomarketing e a Comunicação Interna podem facilmente ser confundidas, na medida em que ambos trabalham com o público interno das organizações. Além disso, também o objectivo final de ambos, isto é a satisfação e motivação dos membros integrantes da organização.
A comunicação interna procura agilizar a comunicação de uma determinada organização para com os seus integrantes, através dos suportes disponibilizados, como por exemplo intranet, placards, mailing,… Estas acções visam principalmente a motivação dos integrantes da organização, e também, estimular o desenvolvimento pessoal e respectivo reconhecimento. Pressupõem-se portanto, uma resposta positiva e um ambiente de trabalho harmonioso, os funcionários querem sentir que conhecem a organização em que trabalham.
Essas ações evitam atritos, boatos e informações transmitidas erradamente, permitindo que os funcionários tenham conhecimento do que se passa dentro da organização de forma organizada, clara e objetiva. Se os funcionários sentirem que conhecem o local onde trabalham e recebem todas as informações inerentes, sentem-se mais motivados e comprometem-se a exercer dentro da organização de uma forma positiva.
O endomarketing (do grego éndon, dentro)1, por sua vez assemelha-se ao marketing tradicional, adaptando-o ao funcionário, na medida em que o encara como consumidor. É necessário conseguir vender um produto, o posicionamento da organização, trata-se portanto de marketing interno. Desta forma, a organização elabora ações institucionais com um cariz promocional, com intenção de fidelizar os próprios funcionários ao local onde trabalham e de os motivar.
Se os funcionários sentirem que fazem parte da execução do negócio e que acreditam na organização em que trabalham, então irão produzir mais e realizar um trabalho mais eficiente e motivado.
Hoje existe uma maior percepção para o facto de que uma organização não é apenas composta por chefias, todos os colaboradores