endividamento
Falamos de um índice econômico bastante técnico, porém, extremamente necessário que você o conheça, sabendo o que significa, qual a sua implicação e como avaliar o índice encontrado.
DO QUE SE TRATA?
Este índice revela o grau de endividamento da empresa, ou seja, quanto a sua empresa depende de gerar dívidas para conduzir o negócio.
O QUE SIGNIFICA?
Esse índice, quando analisado por diversos e consecutivos períodos, demonstra a política de obtenção de recuros da empresa;
Se a empresa recorre a dívidas como complemento de Capitais Próprios para aplicá-los no processo produtivo podemos dizer que esse tipo de endividamento é sadio;
Já, se a empresa recorre a contrair sucessivas dívidas através de empréstimos para pagar outras dívidas, esse é um tipo de endividamento ruim… há um grande risco de falência.
PORTANTO, operar com capitais de terceiros pode resultar num grande problema quanto maior for a dependência da empresa por estes recursos.
POR OUTRO LADO, pode ser vantajoso para a empresa trabalhar com capitais de terceiros DESDE QUE a remuneração a ser paga pela obtenção for menor que o lucro a ser obtido no seu negócio.
COMO CALCULAR?
Ele é calculado dividindo-se o valor total de passivos¹ pelo total de ativos² e multiplicando por 100 para se obter um índice percentual.
¹ PASSIVO = valores do passivo circulante (contas a pagar a fornecedores + empréstimos + financiamentos + impostos + salários -> exigíveis nos próximos 360 dias) e também o exigível de longo prazo -> valores a pagar acima 360 dias.
² ATIVO = valores do ativo circulante (saldos disponíveis em caixa e bancos + contas a receber + estoques)
COMO AVALIAR?
Quanto