Endividamento das famílias brasileiras
ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
ARIQUEMES 2012
Moisés Fernandes de Souza
Endividamento das Famílias Brasileiras
Trabalho apresentado ao Curso Graduação em Sertviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social, Política e ERcomomica do Brtasil Fundamentos Históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social I.. Prof. Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzotti, Gleiton Lima e Ropsane Malyezzi.
Ariquemes 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................................................................................. 3 Endividamento das Famílias Brasileiras ........................................................................... 4 CONCLUSÃO................................................................................................................... 6 REFERÊNCIAS ................................................................................................................ 7
3
INTRODUÇÃO
O endividamento da família brasileira tem sido um tema recorrente na mídia nos últimos anos, onde frequentemente são produzidas reportagens sobre as situações de inadimplência. Cabe lembrar que o incentivo às compras, a inclusão de novas classes sociais na sociedade de consumo, a facilidade de crédito, a redução de taxas em muitos bens duráveis, a manutenção da geração de emprego e a confiança dos cidadãos na economia, provocam uma movimentação das pessoas em direção a aquisição de bens e serviços. Em princípio, os motivos acima descritos não são causa direta de inadimplência. O que preocupa é quando as famílias não são prudentes na hora do planejamento das compras, comprometendo sua renda mais do que seria possível ou recomendável.
4
ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
O aumento na oferta de crédito concedido pelo governo nos últimos anos, aliado ao crescimento da renda,