Endivias
A endívia, como a conhecemos hoje, só apareceu no século XIX, na cave de um agricultor que tentava esconder a sua produção para assim fugir aos impostos. Um milagre da natureza, cheio de benefícios nutricionais e dietéticos.
O PetitChef dá-lhe 7 razões para integrar este vegetal à sua alimentação:
1. A endívia acumula muitas vantagens nutricionais e é um verdadeiro concentrado de vitaminas, oligoelementos e minerais que agem sobre o crescimento e a vitalidade. Tudo isso participa também na prevenção de enúmeras doenças cardio-vasculares e alguns tipos de cancro / cancer, nomeadamente, digestivos.
2. A endívia contem:
Potássio que tem um efeito diurético e participa ao bom funcionamento renal.
Fósforo, contribui ao bom funcionamento do corpo de maneira geral, até à ponta dos cabelos, dentes e ossos.
Ferro e Selénio, excelente antioxidante e eficaz na prevenção de cancros digestivos.
3. Tem vitaminas fortificantes: C, B1, B2, PP. As vitaminas chave para ter uma boa aparência exterior. O ácido fólico que existe na vitamina B reforça o organismo das mulheres grávidas ou que querem estar. A vitamina PP age na prevençao da Alzheimer.
4. Baixa em calorias: Uma endívia de 100 gramas é um verdadeiro elixir nutricional, além dos minerais e vitaminas, ela contem 95 gr de água, 2,4 gr de glícidos, 1 gr de proteínas e uma porção quase nula de lípidos. Percebemos rápido que este tesouro alimentar pode ser eficaz para as pessoas que cuidam da linha.
5. Rica em fibras, a endívia facilita o trânsito intestinal. Com 4,5 gr de fibras, por uma endívia com 100 gr, ela age rapidamente sobre a saciedade e é um excelente cortador de apetite.
6. Estimula a digestão graças ao seu sabor amargo que se encontra na base. O amargo age