Endereçamento redes
Endereçamento na Camada de Enlace
1. Introdução
Hospedeiros e roteadores têm endereços de camada de enlace. Nesta seção, estudaremos dois tópicos críticos relacionados a endereços. Nesta seção, além de descrevermos a sintaxe e a função dos endereços de camada de enlace, esperamos esclarecer por que as duas camadas de endereços (rede e enlace) são úteis e, na verdade, indispensáveis.
2. Endereços MAC
Na verdade não é o nó (isto é, o hospedeiro ou o roteador) que tem um endereço de camada de enlace, mas o adaptador do nó. Isso é ilustrado na Figura 1. Um endereço de camada de enlace é também denominado um endereço de LAN, um endereço físico ou um endereço MAC (media access control – controle de acesso ao meio). Como a expressão endereços MAC parece ser o mais popular, daqui em diante nos referiremos a endereços de camada de enlace como endereços MAC. Para a maior parte das LANs (incluindo a Ethernet e as LANs 802.11 sem fio), o endereço MAC tem 6 bytes de comprimento, o que dá 248 possíveis endereços MAC. Como ilustrado na Figura 1, esse endereços de 6 bytes são tipicamente expressos em notação hexadecimal, com cada byte do endereço expresso como um par de números hexadecimais. Um fato importante referente aos endereços MAC é que eles são permanentes – quando um adaptador é fabricado, um endereço MAC é gravado na ROM do adaptador.
Figura 1 – Cada adaptador conectado à LAN tem um endereço MAC exclusivo. Uma propriedade interessante dos endereços MAC é que não existem dois adaptadores com o mesmo endereço. Isso pode parecer surpreendente, dado que os adaptadores são fabricados em muitos países por inúmeras empresas diferentes. Como uma empresa fabricante de adaptadores em Taiwan se certifica de que está usando endereços diferentes dos usados por uma empresa fabricante de adaptadores na Bélgica? A resposta é que o IEEE gerencia o espaço físico de endereços MAC. Em particular, quando uma empresa quer fabricar adaptadores, compra, por uma taxa