Introdução à pcr
A Reacção em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica de Biologia Molecular que permite replicação in vitro do ADN de forma extremamente rápida. Com a PCR, quantidades mínimas de material genético podem ser amplificadas milhões de vezes em poucas horas, permitindo a detecção rápida e fiável dos marcadores genéticos de doenças infecciosas, cancro ou doenças genéticas.
O uso da tecnologia de Reacção em Cadeia da Polimerase aumentou enormemente a capacidade dos cientistas para estudar o material genético. Desde a sua invenção por cientistas da Cetus Corporation em 1983, a PCR mudou a forma como se realiza investigação e diagnóstico médico. A capacidade de produzir rapidamente grandes quantidades de material genético permitiu avanços científicos significativos em todas as áreas de investigação genómica. A tecnologia de PCR influenciou ainda significativamente as áreas de diagnóstico e seguimento de doentes, em particular nas áreas de HIV/SIDA e Hepatite C.
Desde o primeiro momento, os cientistas da Roche aperceberam-se da importância e do potencial da tecnologia de PCR. A Roche tem vindo a desenvolver esforços no sentido de aperfeiçoar os vários passos e componentes da reacção de replicação (por exemplo, enzimas polimerases termoestáveis). A Roche oferece preparações enzimáticas optimizadas e inovadoras, kits de qualidade e fiabilidade, que permitem a obtenção de óptimos resultados.
Quais são os passos da PCR?
A PCR está desenhada de acordo com o princípio natural de replicação de ADN. Este é um processo que decorre em três passos, que em conjunto se designam como um ciclo e que se repete um número específico de vezes.
Assim, um ciclo de PCR consiste nos seguintes passos:
1. Desnaturação
2. Hibridização ou Annealing
3. Extensão
Este processo tem lugar num termociclador, um equipamento que automaticamente controla e alterna as temperaturas durante períodos programados de tempo para o número apropriado de ciclos de PCR (geralmente entre