sistema de endereçamento de rede
Introdução 3
3 - Sistema de Endereçamento de Rede 4
3.1 - Estrutura de Endereçamento de Rede 4
3.2 - Planos Futuros de Endereçamento 4
INTRODUÇÃO
Nesta terceira etapa, o objetivo é descrever como será a adoção do sistema de endereçamento IPV4 na rede interna, e o planejamento para a adoção do novo padrão IPV6.
Neste relatório serão abordados os seguintes tópicos:
Estrutura de Endereçamento de Rede.
Planos Futuros de Endereçamento.
3. SISTEMA DE ENDEREÇAMENTO DE REDE
3.1 Estrutura de Endereçamento de Rede
Devido à quantidade de componentes da empresa, a classe C de endereçamento seria suficiente e adequada para satisfazer as necessidades da empresa considerando seu porte. Todos os desktops terão IP estático. Nos equipamentos wireless, teremos vinte endereços, com IP Dinâmico, disponíveis na sala de reunião para os possíveis dispositivos. Na recepção, com IP fixo, teremos dois endereços disponíveis, considerando as duas máquinas desktop conectadas por CPT e mais oito endereços disponíveis para dispositivos móveis com wireless.
Os desktops serão com IP estático para melhor controle de conexão e monitoramento de Log nos sistemas da empresa, bem como facilitar manutenção, para a equipe de suporte através de uma fila de ordens de serviço, por acesso remoto. Nas salas de reunião e na área da recepção, partindo do equipamento Wireless, o IP deverá ser dinâmico. Pois a conexão deve atender às diferentes máquinas em casos eventuais, sendo assim, não precisando de um IP pra cada conexão possível.
3.2 Planos Futuros de Endereçamento
Seguindo a necessidade mundial por mais endereços de na internet, estaremos implementando, futuramente o protocolo IPV6, para além de seguir essa tendência de troca de protocolo, também para estarmos atualizado com essa nova tecnologia que já está sendo implementada, visando a substituição do protocolo IPV4.
Esse novo protocolo, teve seu desenvolvimento para ser a alternativa para substituição do IPV4, pois a