Endereçamento Memoria
RELATÓRIO
TRABALHO INTERMEDIÁRIO
JEAN FRANCISCO SOUSA - 302147
Engenharia de Computação
6o. Período.
outubro de 2013
Sumário
1 – Objetivo
Projetar a lógica de endereçamento de memórias e portas I/O para o sistema MP8085, conforme as seguintes especificações:
8KB de memoria RAM
4KB de memoria ROM
Uma porta de saída abaixo de E0H
Uma porta de saída acima de E0H
2 – Desenvolvimento
Para o projeto foi utilizado o software Proteus 8, tendo como exemplo o circuito disponível no roteiro, foram usados componentes também sugeridos no roteiro. Foram usados os seguintes componentes: como porta de saída (Latch) foi usado o CI 74ls373, para memoria ROM foi utilizado o CI 27C64 e como memoria RAM utilizamos os CI’s 2015, todos disponíveis nas bibliotecas do software, o restante o circuito foi desenvolvido fazendo o uso de portas logicas, XOR, AND,NOR e NAND. O sistema mp8085 trabalha com 16 linhas de endereço, assim o mesmo é capaz de endereçar até 2n , neste caso é possível endereçar até 65536 posições de memoria. Para o sistema proposto no roteiro, será necessário utilizar um logica para o endereçamento de memoria e portas, pois o sistema consiste em 8K de memoria ROM e 4K de memoria RAM totalizando 12K de memoria. Com tais informações precisamos dimensionar quantas linhas de endereço serão necessárias para endereçar o a quantidade de memoria disponível no sistema, neste caso utilizaremos 14 linhas de memoria, visto que 214 é igual a 16384 endereços, o que atende muito bem nossa realidade.
Para que seja desenvolvida toda a logica de endereçamento, primeiro precisamos fazer o uso de tabelas, onde constarão as faixas de endereço de cada memoria, assim podemos definir qual será nosso bit de controle. Tal situação também é necessária para o endereçamento das portas de I/O, pois no nosso caso teremos uma porta que será utilizada para endereços até