Endereça
A maioria das instruções possui operando, e para isso é necessário algum modo para especificar onde estão, denominado endereçamento.Há diversos modos de interpretação dos bits de um campo de endereçamento, chamados de modos de endereçamento.
O endereçamento imediato é o mais simples, o operando é automaticamente buscado na memória, ao mesmo tempo em que a própria instrução, estando assim imediatamente disponível (seu uso é restrito). Sua grande vantagem é não exigir uma referencia extra para buscar o operando, e sua desvantagem é que apenas uma constante pode ser fornecida.
Com o endereçamento direto, tem um operando especificado na memória, ele também te o uso restrito e sua instrução sempre buscará a mesma localização na memória. Ele é usado para acessar as variáveis globais, que estão presente em grande parte dos programas, sendo assim muito usado. O endereçamento de registrador tem o mesmo conceito que o endereçamento direto, mas há uma grande diferença, pois no lugar do localizador de memória temos um registrador. Quase todas as instruções usam este modo de endereçamento, ele só não é usado quando um operador é transferido fa memória para um registrador e vice-versa.
No endereçamento indireto de registrador, o operador está sendo especificado vem na memória ou vai para a memória, porém seu endereço não está ligado a instruções (como no endereçamento direto) em vez disso está armazenado em um registrador. Sua grande virtude é que ele pode referenciar memória sem o custo de ter um endereçamento de memória completa na instrução.
O endereçamento indexado, é um endereçamento de memória que fornece um registrador(explícito ou implícito) mais um deslocamento constante. Características gerais: • EA= A + ( ) R
• Campo de endereço mantém dois valores:
– A= valor base
– R= registrador que mantém deslocamento.
Endereçamento de base indexada, algumas máquinas tem este modo no qual o endereço de memória é calculado, somado a dois