Encerramento e consolidação de contas contabilisticamente
P existir consolidação dv existir a junção de empresas q formam um grupo.
O volumae de vendas é q diz em q sitção a E se encontra no mercado ecnomicamente.
-Atravéz da consolidação obtem-se 1 só balanço, 1 só D.R., 1 só demonstração dos fluxos de cx de td um conjunto de empresas interligadas como se se tratasse de 1 só empresa.
- Na consolidação as emp. Do grupo abdicam da sua individualidade, a favor de 1 logica do grupo. A perspectiva é de td o grupo, como se de uma entidade se tratasse.
- As cts consolidads n substituem as individuais de cda empsa integrada no grupo. As cts conslidads dvm ser encaradas como um complemento das cts individuais das empsas integradas no grupo.
Objectivos da consolidaçao
O principal objectivo é o de proporcionar informações úteis p apoio a tomada de decisão, na medida em q permite:
a) Dar a conhecer a stção Ecnca e Fincra do grupo e a respectiva evolução a tds os interessados, nomeadamnte accionistas, estado, credores, banca e pub em geral. b) Analisar a rendblidade dos capitais aplicados e os resultados das operações efectuadas e s/ capacidade de autofinanciamento. c) Conhecer os direitos sobre o capital das empresas do grupo d) Verificar a situação financeira do grupo, atravez da estrutura dos s/ activos e passivos, das formas e capacidades de investº e financiamento.
Em geral, pd dizer-se q a consolidação procura responder a 2 objectivos de gestão, intimamente ligados que são:
1. exigencias de informação externa 2. Necessidades de informação interna
Instrumentos de inf. externa
As empsa dvm fzr conciliações de conta para a devida consolidação.
As ctas consolidadas dvm ser consideradas como verdadeiras ctas de 1 sociedade q domina 1 conjunto de sociedades e, q por intermedio destas, condiciona os seus