EN RGIA EL TRICA
Os processos de geração de energia elétrica pelo mundo são bem diversificados na qual dispõem de energias alternativas, como convencionais, alto custo, baixo custo, poluentes e não poluentes. Mas para entendemos melhor os seus processos vamos entender o conceito de energia elétrica e de sua geração.
Energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. Mediante a transformação adequada é possível obter que tal energia mostre-se em outras formas finais de uso direto, em forma de luz, movimento ou calor, segundo os elementos da conservação da energia.
As convencionais são: Reação eletroquímica (baterias, pilhas), hídrica, fóssil (carvão, petróleo, gás natural) e nuclear (fissão do urânio).
As alternativas são: Solar, eólica, biomassa, eletroquímica (células combustíveis), geotérmica e marés.
ENÉRGIA ELÉTRICA
Define-se como a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho, pode ser obtida por meio da energia química ou da energia mecânica. Através de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia elétrica.
Por meio da aplicação de uma diferença de potencial entre dois pontos de um condutor, gerando uma corrente elétrica entre seus terminais.
IMPORTÂNCIA
É de grande importância para o desenvolvimento das sociedades atuais. Pode ser convertida para gerar luz, força para movimentar motores e fazer funcionar diversos produtos elétricos e eletrônicos.
COMO PODE SER GERADA A energia elétrica, produzida através das águas, sol e vento é considerada uma forma de energia limpa, pois apresenta baixos índices de produção de poluentes em todas as fases de produção, distribuição e consumo. Também é uma fonte renovável, pois nunca irá se esgotar como acontecerá o petróleo em alguns anos.
FONTES DE GERAÇÃO DE ENÉRGIA ELÉTRICA NO BRASIL
(ANO DE 2012)
Hidrelétrica: 77,6% São sistemas que transformam