Emresarial
CONCEITO:
Segundo Maria Alzira Pimenta (2010) A Comunicação Empresarial é a soma de todas as atividades de comunicação da empresa. É uma atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas de relações publicas, jornalismo, assessoria de imprensa, lobby, propaganda, promoções, pesquisas, endomarketing, marketing, o publico a qual se destina pode ser definido em interno e externo.
O externo é formado pela sociedade de uma maneira geral: o governo, os políticos, os formadores de opinião e os consumidores.
O interno é formado por todos os colaboradores da empresa, funcionários, fornecedores e parceiros.
DEFINIÇÃO E ATUAÇÃO:
Segundo Chiavenato (2006), os seres humanos são obrigados a cooperar uns com os outros, formando organizações para alcançar certo objetivos que a ação individual isolada não conseguiria alcançar. Pode-se dizer que organizações são sistemas de atividades coordenadas por mais de 2 pessoas que cooperam entre si e só existem quando:
a) Há pessoas capazes de se comunicarem;
b) Que estão dispostas a contribuir com ação conjunta;
c) E a fim de alcançarem um objetivo em comum.
A comunicação organizacional é de extrema importância para as organizações, pois visa passar informações, tomadas de decisões corretas e desenvolver relacionamentos que integram e coordenam todas as partes.
O comportamento Humano nas organizações sofre influencias pessoais (personalidade, motivação, expectativas, objetivos pessoais) e ambientais (cultura, ambiente de trabalho).
As relações humanas estão voltadas para atitudes e ações desenvolvidas com os grupos e pessoas. Toda pessoa procura entrar em grupo e ser aceita e compreendida de forma a seguir seus interesses e aspirações. Cada pessoa tem uma personalidade que pode ser influenciada por outro indivíduo ou grupo. A compreensão dessas relações contribui para melhorar a produtividade dos empregados, porque podem falar de uma forma mais espontânea e de uma