empuxo
Objetivos da Pratica
Verificar a lei de força de uma mola helicoidal – Lei de Hooke, o qual comprovou que a força é diretamente proporcional à deformação produzida pela mola, melhorar a compreensão através da Lei de Hooke a partir da construção de dinamômetros, determinar a constante elástica das molas utilizadas no experimento, e aplicar a correção dos erros dos cálculos para que se aproxime o máximo do real.
Material e Métodos
O experimento foi realizado no Laboratório de física, localizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Cascavel. Foram utilizados os seguintes materiais: Suporte para mola com tripé e escala graduada, suporte aferido para massas, conjunto de pesos (51,1g, 22,9g, 50g, e 50g), balança digital, régua graduada em 30 cm, bancada.
Primeiramente foi medida o peso do suporte a ser realizado no 1º experimento Figura 1: Ilustração do ensaio
Cálculo para determinar o valor do período e o valor da aceleração da gravidade, conforme reta obtida pelo programa Excel.:
T=2π (√L)/g ↔ g=4π²L/T² ↔ g=4π²/a
Para obter um desvio percentual para a aceleração da gravidade tem-se: d= (g-9,80)/9,80×100
Resultado e Discussões Quando um corpo está totalmente imerso em um liquido, podemos ter as seguintes condições: Se ele permanecer parado no ponto onde foi colocado, a intensidade da