Empuxo
OBJETIVOS:
Calcular e comparar o empuxo teórico com o experimental.
INTRODUÇÃO TEÓRICA É comum ouvirmos dizer que quando se segura uma pedra dentro da água ela fica menos pesada do que fora d’água. No entanto, esse modo de explicar a situação não é correto: a força peso não muda de valor, quer ela esteja fora ou dentro da água. Isto acontece devido a uma força vertical para cima exercida pela água a qual chamamos Empuxo, e a representamos por
O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto à força Peso, causa o efeito de leveza no caso da piscina.
A unidade de medida do Empuxo no SI é o Newton (N).
O Empuxo é explicado pelo princípio de Arquimedes, que descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto à este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual a intensidade do Peso do fluido que é ocupado pelo corpo. Em suas próprias palavras:
“Um sólido mais denso que o líquido em que está imerso vai para o fundo do líquido; e se seu peso é medido dentro do líquido, ele parecerá mais leve que seu verdadeiro peso, de um peso igual ao peso do líquido deslocado.”
INTRODUÇÃO EXPERIMENTAL
Para realizarmos este experimento, primeiramente calibramos o dinamômetro de 2N e o utilizamos para medir o peso do cilindro branco, fora da água. Depois disso, dispondo do tripé universal e do bécher, pesamos novamente o mesmo cilindro, só que agora, totalmente submerso.
Com o auxílio do paquímetro Starret 125 MEB medimos tanto o diâmetro do cilindro branco quanto sua altura, tais medidas foram posteriormente utilizadas para calcular o volume do mesmo.
Logo após, aferimos o peso do cilindro de Arquimedes cheio de água. O próximo passo deu-se pelo posicionamento e sequente retirada do cilindro branco do interior do cilindro de Arquimedes, o que fez com que parte da água contida no cilindro de