Empuxo motor foguete
Isaac Newton declarou na terceira (lei de movimento) que "para toda ação há uma reação igual e oposta”. É baseado neste princípio que um foguete opera. São combinados propulsores em uma câmara de combustão onde eles reagem para formar gases quentes, que são acelerados e ejetados a uma alta velocidade por um bocal e assim, fornece impulso à máquina.
Empuxo do Motor Foguete
A empuxo de um motor de foguete é a reação experimentada pela estrutura do motor devido a expulsão dos gases com alta velocidade. Este é o mesmo fenômeno que empurra uma mangueira para trás quando o fluxo de água sai pelo do bocal, ou faz uma arma recuar quando dispara.
Empuxo do Motor Foguete
Empuxo é a força que impele um foguete ou astronave e é medido em libras, quilogramas ou Newtons. Falando fisicamente, é o resultado da pressão que atua na parede da câmara de combustão.
Empuxo do Motor Foguete
Figure mostra uma câmara de combustão com uma abertura, o bocal pelo qual o gás pode escapar. A distribuição de pressão dentro da câmara é assimétrica; quer dizer, dentro da câmara a pressão varia pouco, mas ao se aproximar do bocal a pressão diminui um pouco.
Empuxo do Motor Foguete
A força de resultante F devido à diferença de pressão interna e externa, o empuxo, é oposto à direção do jato de gás. Empurra a câmara para cima.
Empuxo do Motor Foguete
A alta velocidade para ejetar os gases, as altas temperaturas necessárias e as pressões de combustão são obtidas usando um combustível muito enérgico e tendo o peso molecular do gases ejetados tão baixo quanto possível.
Empuxo do Motor Foguete
Também é necessário reduzir a pressão do gás tanto quanto possível dentro do bocal criando uma relação de seção grande. A relação de seção, ou relação de expansão, é definida como a área da saída Ae dividida pela área da garganta At.
Empuxo do Motor Foguete
O empuxo F é a resultante das forças devido às pressões mostradas nas paredes internas (pelos gases