Empresas
ADMINISTRAÇÃO E ENFASE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ESPÍRITO EMPREENDEDOR
CARINA DA SILVA
RODRIGO BARBOSA
Joinville - SC
2012
Empreendedorismo
Empreendedor, palavra que vem do latim imprendere “decidir realizar tarefa difícil e bariosa” colocar em execução.
A idéia de um espírito empreendedor está de fato associada a pessoas realizadoras, que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar organizações de negócios.
Henry Ford e Bill Gates Transformaram a tecnologia, o modo de fazer negócios e a própria sociedade. Tornaram-se prósperos e trouxeram prosperidade pra muitos outros.
Os empreendedores, sejam eles acionistas de grandes corporações ou proprietários de pequenos negócios, pagam impostos, salários, juros, aluguéis e suprimentos, gerando e distribuindo riquezas e aumentando o padrão de vida e a qualidade de vida.
O padrão de vida refere-se á qualidade de bens e serviços que as pessoas podem comprar com o dinheiro de que dispõem. Qualidade de vida é o bem-estar geram da sociedade, medido em termos de liberdade política, educação, saúde, segurança ou ausência de violência, lazer e outros afazeres que contribuem para o conforto das pessoas. As organizações sem fins lucrativos, trabalham junto coma s empresas privadas e o governo para tornar a sociedade mais orientada para as necessidades das pessoas. As organizações sem fins lucrativos precisam de recursos financeiros para sua manutenção e para o atendimento de seus objetivos. Economistas associam o empreendedor á inovação e ao desenvolvimento econômico. Os comportamentalistas enfatizam as atitudes, como a criatividade, a intuição e a disposição para correr riscos. Entre os economistas destacam três atitudes:
Cantillon: Identificou o empreendedor como alguém que assume riscos ao comprar serviços ou componentes por preço certo com a intenção de revertê-los mais tarde a um preço incerto.
Say: Para ele, os empreendedores são capazes de