Empresas dos sonhos
RECRUTAMENTO INTERNO
■ O recrutamento é interno quando a organização procura preencher uma vaga para um posto de trabalho (cargo) mediante o remanejamento de seus funcionários, que podem ser promovidos (movimentação artificial), transferidos (movimentação horizontal) ou transferidos com promoção (ascensão funcional).
■ O recrutamento interno exige uma interna e contínua coordenação, bem como a integração do gestor de pessoas com os demais setores da organização, podendo envolver:
■ a) transferência de pessoal; ■ b) promoções de pessoal; ■ c) transferências com promoções de pessoal; ■ d) programas de desenvolvimento/treinamento de pessoal; e ■ e) adequação da situação ao plano de carreiras.
O RECRUTAMENTO INTERNO EXIGE O CONHECIMENTO PRÉVIO DE UMA SÉRIE DE DADOS E INFORMAÇÕES, TAIS COMO:
■ a) resultados obtidos pelo candidato nos testes de seleção a que se submeteu ao ingressar na organização;
■ b) resultado das avaliações de desempenho do candidato;
■ c) resultados dos programas de treinamento/desenvolvimento de que participou o candidato.
EIS ALGUMAS DAS VANTAGENS QUE O RECRUTAMENTO INTERNO PODE TRAZER:
* a) é mais econômico; * b) é mais rápido; * c) tem maior índice de validade e segurança; * d) é uma fonte poderosa de motivação para os funcionários; * e) capitaliza o investimento da organização em treinamento/desenvolvimento do pessoal; * f) desenvolve um sadio espírito de competição entre o pessoal.
RECRUTAMENTO EXTERNO
O recrutamento é externo quando a instituição procura preencher a vaga existente com candidatos externos atraídos pelas técnicas de recrutamento. Pode envolver uma ou mais das seguintes técnicas de recrutamento.
a) banco de dados ou arquivo de fichas de candidatos que se apresentaram espontaneamente em recrutamentos anteriores;
b) apresentação de candidatos