Empresas de pequena dimensão
Cassia Felicio
Cleonice Lessa
Fabiana Tossato
Gleice Fagundes
Joyce Silva
Nilvan Dias
Roberta Carvalho
O QUE SÃO AS PEQUENAS EMPRESAS
Antes de se tentar dimensionar ou conhecer o que são as pequenas empresas, é imprescindível entender, inicialmente, o que é empresa.
Quando se procede a um estudo literário, ou até mesmo prático, para se conhecer o conceito de empresa, certamente depara-se com uma série de definições igualmente válidas. Isto se deve ao fato de o termo empresa ser bastante empregado no mundo atual, inclusive sob aspectos variados: jurídico, social, econômico, financeiro e outros.
O Artigo 6º da Lei n.º 4.137, de 10/09/1962 define empresa como "... toda organização de natureza civil ou mercantil destinada à exploração por pessoa física ou jurídica de qualquer atividade com fins lucrativos".
Pela verificação e aplicação prática pode-se, ainda, resumir empresa como a organização da atividade econômica.
Enfim, de forma bastante geral, uma empresa nada mais é do que uma pessoa ou um grupo de pessoas que, desenvolvendo trabalhos de forma conjunta, busca atingir objetivos utilizando-se da gestão de recursos humanos, materiais e financeiros. Estes objetivos empresariais normalmente variam à medida que a empresa se desenvolve. São divididos em diretos e indiretos e estão definidos, na maioria das vezes, em: produção ou venda de bens de consumo e de produção, prestação de serviços, atendimento às necessidades dos clientes/consumidores, finalidades sociais, lucro e sobrevivência.
Poder-se-ia questionar: que amplitude assume estes objetivos empresariais?
Para responder a este questionamento há que associá-lo ao tamanho ou porte da empresa, ou seja, os objetivos serão conhecidos ou definidos a partir da dimensão da empresa.
No Brasil, é de praxe a classificação das empresas em pequenas, médias e grandes. Porém, existem inúmeros critérios para identificar o porte de uma empresa, tais como: número de empregados, volume de