EMPRESAS DE COSMETICOS
1.0- INTRODUÇÃO
Um bom atendimento vai muito além de ser bem-educado, tratar bem os clientes não é um diferencial mais sim uma obrigação de qualquer pessoa que vive em sociedade. A palavra cliente designa uma pessoa ou unidade organizacional que desempenha um papel no processo de troca ou transação com uma organização.
Existe uma grande diferença entre tratar bem e atender bem, ou seja, tratamento refere-se pura e simplesmente a aspectos relacionados ao tratamento gentil e cordial que esperamos receber dos funcionários, sem exceção, de qualquer empresa. Já o atendimento diz respeito ao nosso julgamento de valor como um todo. Somo gratos não só por um tratamento cordial como também com a disponibilidade de um produto no estoque, com sua qualidade e com um ambiente limpo e agradável.
Tanto um bom atendimento quanto um bom tratamento são indispensáveis para manter um cliente, porém um bom atendimento ajuda a fidelizar o mesmo em sua empresa, podemos observar o exemplo seguinte: Num dia ensolarado de verão, numa cidade a beira mar, um senhor entrou num barzinho para tomar uma cerveja. Sentou-se e logo apareceu o garçom para atendê-lo, perguntou o que desejava, trouxe a cerveja bem gelada dentro de um isopor, com copos tirados da geladeira e um pratinho de amendoins. Neste exemplo podemos observar que a cerveja gelada e o isopor era o atendimento básico esperado, já os copos tirados do congelador era o desejado e o patinho de amendoim foi o que surpreendeu o cliente. A satisfação do cliente é uma relação entre o que ele recebeu de fato e o que ele esperava receber.
2.0- TIPOS DE CLIENTES NA TIPOLOGIA DE CONSIDINE (ANO)
A tipologia de Considine considera a lealdade a principal variável para a classificação do cliente. Os tipos são:
Clientes prováveis são pessoas ou empresas consideradas possíveis compradoras do produto ou serviço;
Clientes potenciais são pessoas ou empresas que podem se tornar clientes do produto ou serviço;
Clientes