Empresas, corporações transnacionais e organizações formais
Vivemos numa sociedade dominada por organizações nas quais as pessoas trabalham em conjunto, com vista à prossecução de objectivos que seriam impossíveis de atingir se as pessoas trabalhassem isoladamente. Dentre essas organizações, a empresa é, sem duvida, uma das mais importantes e com maiores repercussões nas nossas vidas. Aqui faremos menção sobre alguns aspectos relacionados a empresa, corporações transnacionais e organizações formais.
Empresa, corporações transnacionais e organizações formais
Toda empresa é uma organização e nem toda organização é uma empresa, partindo do princípio de que nas empresas predominam os objectivos de lucro ao passo que nas organizações que não são empresas enquadram-se aquelas sem fins lucrativos.
Assim sendo, as Multinacionais, também conhecidas como transnacionais, são empresas que possuem matriz num país e têm actividades em diversos países. São grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra barata. Estas empresas costumam produzir produtos para comercializar nos países em que actuam ou até mesmo para enviar produtos para serem vendidos no país de origem ou outros países. Dentro do contexto actual da globalização, é muito comum as empresas multinacionais produzirem cada parte de um produto em países diferentes, com o objectivo de reduzir custos de produção. A entrada de empresas multinacionais num país é algo positivo, pois gera empregos e desenvolvimento. Porém, grande parte do lucro obtido por estas empresas é enviado para a matriz. O termo multinacional está progressivamente saindo de uso já que ele podia induzir à ideia de que uma empresa teria várias nacionalidades. Actualmente, tais empresas recebem a denominação de Empresa transnacional, pois na realidade tem suas matrizes em um determinado país.
Características: volume de negócios superior a 500 biliões de dólares; não tem de obedecer à sede da empresa; têm por base