EMPRESA MONOPOLISTA EMBRAER
Uma estrutura de mercado é caracterizada como sendo de monopólio quando temos as seguintes condições:
O setor (ou mercado) produtor é constituído por uma única firma, a firma em questão elabora um produto para o qual não existe substituto próximo, existe concorrência entre os consumidores e a firma procura estabelecer mecanismos que garantam o monopólio do mercado. Vamos citar como exemplo de monopólio a Embraer.
Em 19 de agosto de 1969 foi criada a Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. Com o apoio do Governo Brasileiro, nascia a Empresa que levou ciência e tecnologia produzidas em solo nacional a um dos maiores expoentes da indústria aeronáutica mundial, sendo privatizada apenas em 07 de Dezembro de 1994.
A Embraer é hoje uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, posição alcançada graças à busca permanente e determinada da plena satisfação de seus clientes. Com mais de 40 anos de existência, atuam nas etapas de projeto, desenvolvimento, fabricação, venda e suporte pós-venda de aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva, além de oferecer soluções integradas para defesa e segurança e sistemas.
Com escritórios e fábricas em várias partes do mundo e mais de cinco mil aeronaves vendidas em todos os continentes, a Embraer é líder no mercado de jatos comerciais com até 130 assentos, a quinta maior fabricante de jatos executivos no mundo e a maior Empresa de soluções de defesa e segurança no Brasil.
A real chave para esse sucesso são seus colaboradores. É a inteligência, a experiência e a dedicação de cada um de seus 19 mil funcionários espalhados pelo mundo – somando mais de 20 nacionalidades – que mantêm a Embraer sempre na vanguarda tecnológica, reconhecida como sinônimo de inovação no mundo.
Considerando somente o mercado brasileiro, a Embraer é a maior fabricante de aviões do país e terceira maior do mundo, e por não haver nenhum concorrente no Brasil, ela está classificada como uma