Empresa dos sonhos
Nesta produção o leitor encontrará um resumo do artigo “Empresa dos Sonhos”, o qual descreve o estudo realizado em alguns paises, identificando as organizações que estão nos sonhos dos jovens profissionais e revela o que pensam sobre sucesso e liderança.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 VISÃO GERAL
O artigo “Empresa dos Sonhos”, elenca as 10 empresas nas quais jovens sonham em trabalhar. Em ordem de preferência: Google, Petrobras, Unilever, Vale, Natura, Nestlé, Itaú, Rede Globo, Microsoft e AmBev. Destaca também o perfil da população pesquisada, a forma como pretendem alcançar postos de lideres e o que pensam estes jovens sobre sucesso e liderança e que podem desafiar as práticas contemporâneas de gestão de pessoas, quais aspectos as organizações devem ter para serem escolhidas como objetos de desejo e considerações para seleção e retenção destes jovens. Pesquisa esta realizada pela Cia de Talentos em parceria com NextWiew. A maioria das empresas premiadas possuem Programas de Estágio e/ou Trainee. O último que o Vida de Trainee divulgou foi o Programa de Estágio da Google.
2.2 PERFIS DO BRASIL
População pesquisada: 35 mil brasileiros, com idade média de 24 anos, recém formados em 154 cursos (sendo 28% na área de administração). Desta população pesquisada, 77% (mais de dois terços) almejam uma colocação no setor privado, sendo direcionados à indústria 55% e setor de serviços com 25%. Já se encontram em atividade laboral (64%) e a grande maioria (86%) já pensa estar preparada para o mercado de trabalho, porém, apenas 43% destes alegam ter domínio de alguma língua estrangeira. Mas se pensarmos na crescente e irreversível globalização, este percentual é considerado baixo, pois atualmente é necessário fluência nas línguas inglesa e espanhol.
Os pesquisados apresentam ter boas competências técnicas mas ainda carecem de competências comportamentais. Para 36% da amostra, sucesso é definido como trabalhar com aquilo que