Empresa de RH
Para Barnard, uma organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. A cooperação entre elas é essencial para a existência da organização. Uma organização Somente existe quando:
Há pessoas capazes de se comunicarem;
Dispostas a contribuir com ação;
A fim de cumprirem um proposito comum. (BARNARD, 1971)
Uma organização somente existe quando se juntam duas ou mais pessoas que pretendem cooperar entre si, a fim de alcançarem objetivos comuns, que a inciativa individual somente não permitiria alcançar. Há uma variedade enorme de organizações: empresas industriais, empresas prestadoras de serviços, bancos, financeiras, universidades e escolas, exércitos, instituições governamentais, hospitais, igrejas e etc.
Ao estabelecerem seus objetivos, as empresas definem sua racionalidade e desdobram-se em três níveis diferente de atuação: O nível institucional, o intermediário e o operacional. Com isto, as empresas desenvolvem estratégias para alcançar os objetivos.
Uma empresa é uma unidade econômico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital).
As empresas podem ser classificadas de acordo com a atividade econômica que desenvolvem. As empresas também podem ser definidas de acordo com a respectiva titularidade do capital. Assim, mencionaremos as empresas privadas, as mistas (onde o capital é compartilhado por particulares e pelo Estado) e as empresas de autogestão.
A gestão de empresas, no que lhe diz respeito, é uma ciência social que se dedica ao estudo da organização destas entidades, analisando a forma como são geridos os seus recursos, processos e os resultados das suas atividades.
Bibliografia
BARNARD, Chester I. As funções do executivo. São Paulo: Atlas, 1971.