emprendorismo
Atualmente as organizações vêm buscando cada vez mais produzir um produto com o máximo de qualidade. Diante disso é necessário investir-se em politicas motivacionais,já que a qualidade do produto final depende exclusivamente de quem o fabrica.
Motivação e qualidade devem sempre andar juntas, com isso a organização só tem a ganhar, como: redução do retrabalho, dos desperdícios e do índice de absenteísmo, aumento da qualidade, aumento dos lucros. O colaborador também ganha: diminuição das doenças psicossomáticas, reconhecimento do seu trabalho, participação nos lucros (quando a empresa possui), e promoções internas.
A motivação divide-se em intrínseca e extrínseca. A motivação Intrínseca está relacionada com a satisfação pessoal do sujeito sendo a atividade “um fim em si mesma”, por isso a motivação ocorre intrinsecamente já que não há nada externo ao aluno e à tarefa sendo realizada (Guimarães, 2011).
Já a motivação extrínseca é definida como a capacidade do individuo em realizar uma determinada tarefa por causa de recompensas externas a execução desta (Guimarães, 2001). É exatamente neste ponto que a organização pode investir, através de planos de benefícios e carreira, reconhecimento do colaborador, implantação de uma gestão aberta, conscientização do colaborador da sua importância em todo o processo, participação nos resultados e lucros, oferecer feedback aos colaboradores quanto aos resultados, desempenho e fatores que podem trazer melhorias aos processos.
Assim sendo o objetivo do presente trabalho será identificar a relação existente entre a motivação do colaborador e a qualidade do produto final, da empresa Amazonas que atua no ramo de adesivos e plásticos, situada no município de Jequié, no estado da Bahia.
Objetivo geral
Identificar a relação existente entre a motivação do colaborador e a qualidade do produto final, da empresa Amazonas que atua no ramo de adesivos e plásticos, situada no município de Jequié, no