emprendorismo
Empreendendo com doces
Muitos empreendedores estão se consolidando no mercado de doces com a venda de brigadeiros, bolos, tortas e chocolates. Entretanto, a concorrência é forte e para ter um negócio de sucesso é preciso muita dedicação, ter criatividade para inovar e acompanhar as tendências do mercado.
Coloque a mão na massa
A Sodiê Doces foi fundada em 1997 e iniciou sua expansão por meio das franquias em 2007. Hoje, a marca tem quatro unidades próprias e 126 unidades franqueadas. Para Cleusa Maria da Silva, fundadora da Sodiê Doces, o principal desafio do negócio é o de manter a qualidade e o padrão dos produtos. “Acho que para se dar bem nesse mercado precisa ter um envolvimento próximo com o negócio. Doceria é algo que remete aos desejos das pessoas, então a qualidade, sabor e atendimento precisam ser nota 10. Um errinho qualquer, um granulado a menos pode fazer a marca perder um cliente fiel”, afirma Cleusa. A recomendação da empreendedora para garantir o melhor produto, atendimento e ambiente é a participação ativa do empresário no negócio.
Foque na qualidade do produto “A nossa recomendação é que quem vai investir nesse mercado tenha bastante identidade com as características do negócio: é um produto sensível, é um segmento premium, com consumidores que buscam um conceito de marca”, afirma ex-designer de tecidos Taciana Kalili.
Pesquise muito sobre o mercado
“Para abrir uma doceria é importante pesquisar bem o mercado e a concorrência e ter o produto bem desenvolvido", afirma a artesã Eliana Pasquali.
Escolha uma especialidade “Os que investem nesse tipo de mercado têm que gostar da área de varejo. É necessário pessoas engajadas e que trabalhem bem no atendimento ao público, a fim de proporcionar as melhores experiências”, afirma Nina Lahaliyed diretora da loja Brou’ne, rede de franquias especializada em brownies.
Tenha uma reserva de capital “É necessário estar sempre com novidades, reciclar e