Emprendorismo
------> Aristóteles
Aristóteles, ao contrário de Demócrito, postulou a continuidade da matéria, ou, não constituída por partículas indivisíveis.
É atribuída ao filósofo grego Demócrito a teoria de que toda substância é constituída de partículas indivisíveis. Chega-se a essas partículas com uma experiência imaginária. Suponha que você tenha uma barra de ferro e a corta ao meio. Ficará com duas barras de ferro menores. Se dividir ao meio uma delas, ficará com uma barra menor ainda. Seguindo com esse processo, vai ficando com barras cada vez menores, até chegar o ponto em que não será mais possível dividir a barra. Sobrará um resíduo indivisível, chegará ao 'átomo', que significa justamente isso 'indivisível'. Ainda de acordo com Demócrito, os átomos são partículas rígidas e perenes. São sua forma e seu tamanho que determinam as qualidades das diversas substâncias. É curioso notar, como um parêntese, que Demócrito criou, também, uma teoria atômica da alma. Esta seria formada por partículas esféricas e extremamente leves.
Aristóteles adotou o modelo de Empédocles e o expandiu acrescentando propriedades aos diversos tipos de átomos. Essas propriedades, ou qualidades, são: quente, frio, seco e úmido. Afirmava Aristóteles que cada tipo de átomo é dotado de duas dessas qualidades. Por exemplo: Um átomo tipo fogo seria quente e seco. A figura 1 mostra como essas qualidades são compartilhadas pelos diferentes tipos de átomos.
Demócrito foi discípulo e depois sucessor de Leucipo de Mileto. A fama de Demócrito decorre do fato de ele ter sido o maior expoente da teoria atômica ou do